Você que está lendo esse texto já viveu momentos em que a vida parecia estar em um redemoinho, onde parecia que você estava à deriva no mar e, as ondas, umas maiores que as outras, tentavam te engolir? Você já disse essa frase: “Que maré é essa que vida me trouxe?”
Pois é sobre esses momentos que iremos refletir um pouco. Todos nós vivemos momentos em nossas vidas que podemos considerar de calmaria, onde tudo parece estar no seu devido lugar, somos felizes, estamos empregados, temos saúde, possuímos uma linda família, mas de uma hora para a outra, o desemprego, uma enfermidade ou a partida de um ente querido parece bagunçar tudo. Mas porque será que enfrentamos tantas provas?
Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa muito clara aqui, que nada disso é castigo de Deus, pois que é puro amor e bondade e não castiga seus filhos como se acreditou por muito tempo. Os amigos espirituais, através de Kardec, nos trouxeram a explicação para essas muitas dores que enfrentamos. Pode parecer difícil de acreditar, mas essas dores são o resultado de nossas escolhas. Você pode se questionar se escolheu passar por tudo isso. E como podemos ter certeza?
Kardec através dos espíritos nos ensina que todos os sofrimentos e provas que enfrentamos são resultado das escolhas que fizemos em nossas encarnações anteriores ou mesmo nessa. Graças ao véu do esquecimento não recordamos os nossos débitos passados, mas sabemos que em algum momento de nossa jornada espiritual transgredimos as leis de Deus e após nos depararmos com o mal que causamos a outrem pedimos a bendita oportunidade de uma nova reencarnação para enfrentarmos as dificuldades que fizemos nossos irmãos passarem, e por nossa vontade pedimos por tais provas com a certeza de que podemos superá-las e avançar em nossa vida espiritual.
Existem, como disse anteriormente, as provas que conquistamos nessa encarnação pelas nossas escolhas equivocadas, quando nos deixamos levar pelo apego aos bens materiais, pessoas, vícios, tudo isso nos leva a provações.
Compreende agora como as nossas escolhas equivocadas nos trazem como resultado, tantas provas? Por isso, os Espíritos superiores nos ensinam a importância de sempre buscarmos que nossas ações sejam refletidas pelo evangelho de Jesus. Que Ele seja o nosso guia no momento de nossas escolhas. Uma simples pergunta nos ajudaria muito nas nossas dúvidas: O que Jesus faria nessa situação? E, com certeza, a resposta seria: a que irá nos causar menos dor.
Agora não devemos jamais desistir de enfrentarmos as nossas provas por mais difíceis que elas possam parecer. O auxílio de Deus e da espiritualidade estará sempre ao nosso lado nos dando coragem e torcendo por nossa vitória, é importante também lembrar que toda prova tem um caráter pedagógico, ou seja, vem para nos ensinar algo. Com calma e coragem tudo irá passar e a lição será aprendida.
Não podemos deixar de ter as provas em nossa encarnação, mas o que podemos fazer é mudar a forma de como iremos enfrentá-las. Podemos nos desesperar, nos revoltar ou desistir, mas também podemos erguer a nossa cabeça e passar por elas com resignação, fé, e, por que não, com alegria, sabendo que uma vez vencida a prova não precisaremos mais sofrer por aquela situação.
Os espíritos nos recomendam termos fé, otimismo e esperança, de que após a noite mais escura, sempre vem um lindo amanhecer de novas oportunidades e alegrias.
Arthur Roberto de Morais