Arthur de Morais, Graduado em Artes Visuais.
Você pode estar se perguntando: o que o espiritismo tem a ver com a tecnologia? Como aparentemente duas áreas tão diversas podem se cruzar ao ponto de uma interferir na outra?
Confesso que também me fiz essa mesma pergunta quando fui convidado a escrever sobre esse tema. Sou apaixonado por tecnologia desde criança, adorava e ainda adoro tudo o que vem para nos auxiliar em diferentes áreas de nossas vidas. Lembro-me ainda criança de ficar admirado com as viagens espaciais, os computadores que começavam a se tornar populares, a telefonia celular e tantas outras tecnologias que impulsionaram nosso avanço.
Mas o que tudo isso tem a ver com o espiritismo? Sabemos que a tecnologia é um produto do ser humano que tem como ideal auxiliar a resolver situações complexas. O que seria da humanidade sem a máquina a vapor ou o telefone? Se voltarmos mais ainda no tempo, temos a roda, uma invenção tão simples para os dias atuais, mas que ajudou um grande coletivo no momento de sua invenção.
Os espíritos nos dizem, através de Kardec, que a inteligência é um dos atributos do espírito imortal, seja ele estando encarnado ou no estado errante. Sabemos que todas essas tecnologias já citadas e tantas outras provieram da inteligência humana, portanto, de um espírito encarnado. Por isso, podemos dizer que a tecnologia também é um produto da espiritualidade.
A literatura espírita nos apresenta os grandes espíritos de gênio que para nós foram os grandes descobridores ou reveladores de ferramentas que ajudaram a humanidade em suas diversas encruzilhadas em todas as áreas. Aqui podemos citar apenas alguns como Leonardo Da Vinci, Albert Einstein, Galileu Galilei, Giordano Bruno. O que seriam eles senão espíritos que, por suas muitas reencarnações, obtiveram um grande conhecimento intelectual e que, por uma graça de Deus, reencarnaram aqui neste orbe para dividir esse conhecimento e impulsionar a humanidade a um novo patamar intelectual, por suas descobertas.
Então, podemos concluir que a tecnologia é um ato espiritual produzido por um espírito encarnado fazendo uso de sua inteligência e, também, muitas vezes inspirados por espíritos superiores que vêm por eles nos trazer o auxílio de Deus nos momentos de crise que enfrentamos. O que nos parecia tão distante no primeiro momento, a espiritualidade vem aproximar, mostrando mais uma vez que tudo está conectado às leis de Deus.